topo↑

Demora, mas existe SIM vida pós TCC!

E depois de quase dois anos presa nisso (sim, você não leu errado), eu finalmente posso afirmar com todas as letras: TERMINEI O TCC! Fui aprovada lindamente e agora inicia-se uma nova vida, pelo menos pra mim, haha.
Quem acompanha o meu blog a um certo tempo, pôde ver de perto a minha saga com o TCC. E se você não viu, aqui tem o início e aqui tem o meio (bem detalhado) da história; e o post de hoje é pra fechar de verdade esse longo ciclo.

Em partes esse ano foi muito mais tranquilo que o ano passado, mas não significa que tenha sido menos trabalhoso. Não cheguei a fazer mudanças drásticas na estrutura do TCC, porém ele passou pelo dobro de correções que o ano anterior e inclusive acrescentei um pouco mais de conteúdo. Melhorei a pesquisa, acrescentei mais páginas na revista, fiz mais testes de impressão, me empolguei, chorei, me desesperei, gritei, gastei investi mais… UFA!


Haja cópia ($) p/ 2 anos de TCC, né? E olha que eu nem coloquei as impressões iniciais da parte teórica, sem encadernação.

Em todos os momentos, apontei a defesa do meu TCC em torno do k-pop e da disseminação da cultura coreana no Brasil. E confesso que no início passei por certos preconceitos com relação ao tema que escolhi. Alguns até sugeriram que eu fizesse sobre outro assunto, haha. “Moça, mas quem é que vai querer saber de uma revista sobre cultura coreana e as músicas de lá?” “Nossa, mas porquê sobre algo de tão longe? Faz do Brasil.” “Existe alguém que conhece isso?” Etcétera, etcétera, etcétera…

A proposta era de que a revista KBOX fosse um complemento do seu site de origem, mas que agregasse temas adicionais e ainda mais conteúdo informacional. Então expliquei precisamente o que é o k-pop e que o estilo também ganhou fama no Brasil, sendo que cada vez mais nota-se a necessidade do público de uma opção nova como fonte de notícias acerca do k-pop, visto que atualmente a principal mídia para obtenção desse tipo de conteúdo é online. Afinal de contas, são inúmeras notícias que saem a todo o momento, desde o lançamento de álbuns novos, divulgação de shows e videoclipes e até mesmo assuntos mais banais, como a vida pessoal dos ídolos.
Salientei também que, além disso, os fãs de k-pop buscam continuamente por meios de obter uma chance de ficar mais perto do seu grupo ou artista favorito, a julgar que trata-se de um estilo originário da Ásia, o que dificulta essa aproximação. No caso do público brasileiro, essa possibilidade atinge barreiras ainda maiores, visto que quando trata-se de eventos e número de fãs, o Brasil ainda não é tão reconhecido como outros países, ficando para trás nessa escala.

Claro que a situação no Brasil acerca do k-pop tem mudado, pouco a pouco shows e eventos estão vindo para cá, mas ainda estamos engatinhando. Então toda essa minha justificativa e defesa se fez necessária. Além do mais, apesar de existirem algumas revistas fanmade sobre k-pop no Brasil (inclusive a pesquisa e análise que fiz dessas revistas consta no meu TCC), até então ninguém havia criado o projeto gráfico de uma, com base no design editorial e suas ramificações. Mas hoje eu vou pular a explicação de toda essa parte técnica, pois já expliquei isso com detalhes e muito bem nesse post do ano passado.

O fato é que eu não teria conseguido vencer mais essa etapa da minha vida se eu não tivesse o apoio dos meus amigos. Sério, acho que a maioria já sabe de cor o meu TCC e não aguentava mais me ver falando/surtando sobre isso. Nem eu. Ter que repetir o ano, ou melhor, ter que repetir “apenas” o TCC, me deixou muito triste. Eu fiquei tão pra baixo que nem compareci na formatura da minha turma, pois não via sentido para comemorar. Comemorar o quê? Chorei muito, fiquei meio ~fora de órbita~, meu sistema imunológico ficou louco, rs. Porém, com a ajuda de muita gente especial eu consegui erguer a cabeça e enfrentar esse ano, concluir o meu projeto e finalmente me formar.
Cada palavra, cada mensagem, cada incentivo, cada gesto das pessoas que me apoiaram, mais próximas ou não, me deu uma força imensa e contribuiu para que eu não desistisse do meu objetivo. Só tenho a agradecer muito, mas MUITO mesmo a essas pessoas: Ni, Pri Batisti, Lika, Thaminne, Lominha, Pat, Cih, Áxil, Alf, Amanda, Bryan, Édypo, Fagui, Nathália Tasca, Jana, Mari Denegredo, Mari Duarte, Nathalia Almeida, Debbie, Sarah, Yaya, Ken, Rapha, Gui, Gê (Georgia), Lullys, Malu e muitas outras que acompanharam todo esse processo e me aguentaram. Os amigos que coloquei na lista de agradecimentos (em ordem alfabética que é pra não ter brigas) são os que estiveram comigo desde o início, ou que se manteram mais presentes. Mas com toda certeza cada um foi essencial .

Mas voltando ao projeto em si… então a minha revista ganhou forma. É difícil ter uma opinião própria sobre o resultado final, tendo em vista de que eu já não aguentava mais olhar para o meu TCC, hahaha. Obviamente fiz tudo com carinho e dedicação, mas quando você fica preso tempo demais numa coisa só, já não consegue mais dar uma opinião real, se é que me entendem. Vou deixar essa parte para vocês, após terminarem de ler o post.

Para apresentar meu TCC à banca, pensei num modo que eu pudesse mostrar de forma mais clara o que realmente é o k-pop. Tinha consciência de que apesar dos avaliadores já terem lido o meu projeto, ainda assim teriam uma noção vaga do conceito. E vamos combinar que o interessante do k-pop é assistir as performances, ver os videoclipes, as coreografias, pegar referências de moda/estilo dos artistas… além de curtir as músicas, claro.
Eu tinha apenas 20 minutos para apresentar o meu projeto. Apresentar um projeto de 2 anos em 20 minutos é moleza né? /risos/ Bom, acabei selecionando alguns MV’s de k-pop para fazer uma compilação e mostrar como o k-pop é variado e possui essa mistura de gêneros musicais que o caracterizam como um estilo. Então escolhi um MV mais puxado para o hip hop, outro mais para o pop, outro para o pop rock, r&b… e por aí vai. A compilação ficou com dois minutos e meio, ou seja, tive que ser rápida (aliás, thanks Bry pela ajuda imensa com isso!). Vocês podem conferir a compilação em seguida; e me desculpem se fui meio biased na escolha dos vídeos, RISOS.

E no término da apresentação eu mostrei um vídeo com o modelo final da minha revista, folheando a mesma e mostrando a interatividade com os cards colecionáveis. Desculpem se o meu cabeção aparece às vezes, mas esse vídeo foi gravado aos 45 do segundo tempo. E claro, com a grande ajuda da minha amiga, Ni <3

Eu publiquei a revista online, para que vocês possam vê-la melhor. Porém, a qualidade das páginas diminuiu bastante durante o upload Mais tarde eu tentarei corrigir esse problema e fazer o upload com uma qualidade melhor.

Quando um dos avaliadores da banca veio até mim e disse “Parabéns, você foi aprovada”, a minha vontade foi de sair correndo e berrando dali mesmo, tamanha a felicidade. Mas me contive e esperei sair pela porta para cair no choro. Choro de alívio, choro de quem não acreditava no que tinha acabado de acontecer. Eu realmente passei de ano? Acabou? Fui aprovada? Não é tudo um sonho? Não, não era. E pra quem nunca pensou que conseguiria escrever dez páginas de um projeto de TCC, acho que quase 150 páginas são suficientes, certo?

Aos meus amigos: obrigada por terem acreditado em mim quando eu não acreditei. Obrigada pelas mensagens de carinho, pelos puxões de orelha, pela paciência com os meus posts mimizentos no facebook; pelo companheirismo, por tudo que fizeram e continuam fazendo todos os dias. Amo vocês. E quem sabe eu continue com o projeto futuramente, mas por enquanto quero um pouco de paz, férias e quero dormir todas as horas de sono que perdi.

E sim, existe vida pós TCC e ela é tão boa que faz todo o sofrimento valer a pena. Eu já estou vivendo, e vocês?

Priih

Priscila Cardoso (프리실라 카르도스), ou apenas Priih. 29. Inconstante em muitos níveis e intensa igualmente. Escreve incontroladamente sobre tudo e tagarela sobre a Coreia desde 2008. Descobre novas paixões a cada dia e não dispensa livros, música e uma boa caneca de café.
  • rafaela

    olá! eu sei como é fazer e se dedicar ha uma monografia ou TCC,principalmente quando o tema que a gente escolhe não é de agrado da maioria,mas sim existe vida apos ele!!! kkkkk
    Parabéns mesmo eu amei a revista!!!

    10 de fevereiro de 2014 at 0:38 Responder
  • Lullys

    Que linda, Priii, parabéns!

    Fiquei muito surpresa de ver meu nome no seu post, porque eu nem acompanhei seu trabalho tanto quanto eu gostaria, apesar de ter torcido muito pra que desse tudo certo pra ti. Eu também encerrei meu 2013 entregando um TCC, então entendo bem a sua sensação de alívio e a sua felicidade por ter dado tudo certo.

    A revista ficou maravilhosa, e não tem problema ser biased no seu TCC, porque pra passar por tudo isso tem que ser no mínimo cercada das coisas que você gosta, senão fica impossível mesmo. Como a Loma disse no comentário dela, eu super assinaria a sua revista, se ela fosse real, e não só porque ela seria uma extensão do nosso querido KBOX, mas porque seu trabalho ficou realmente incrível. Mais uma vez, meus parabéns! ♥

    26 de janeiro de 2014 at 18:23 Responder
  • Carina

    Caraaaamba que TCC mara, eu sei oq e sofrer com TCC amg, eu ia apresentar em setembro e me jogaram pra março (y).
    Mas parabéns, amei a revista, se um dia existir mesmo eu faço assinatura s2

    21 de janeiro de 2014 at 22:28 Responder
  • Cih

    Pri, fiquei muito feliz e honrada de ver meu nome citado no seu tcc! ~.~
    Eu sabia que vc ia conseguir e fico admirada com a convicção q vc teve para defender suas ideias e gostos! Eu acho que isso prova que você faz o que gosta e é quem realmente é!
    Parabéns e que seu 2014 seja ainda mais gratificante!
    Acho que agora a gente pode cobrar mais uns posts no blog, né!?
    Saudades de ti e curta muito seus dias.
    Kiss

    2 de janeiro de 2014 at 3:12 Responder
  • Mari Duarte

    Olá Prii, demorei mas vim comentar.
    Fiquei tão feliz em ver meu nome nesse post, eu realmente torci muito para que desse tudo certo no seu TCC, e fiquei muito feliz em ver que tudo deu certo!
    O trabalho final ficou MARAVILHOSO, não me canso de vir aqui e ficar folheando virtualmente essa sua revista, parabéns mesmo.
    Espero ver cada vez mais posts sobre você realizando os seus sonhos pq você é uma garota batalhadora, super esforçada e merece muito mais do que sonha.
    Pelo visto 2013 foi um ano especial pra você e espero que 2014 seja muuuuuuuito melhor! Fico feliz de ter te conhecido esse ano :)
    Feliz ano novo, gata <33

    27 de dezembro de 2013 at 18:47 Responder
  • Loma

    chorei, mas chorei de verdade e tô aqui colocando remédio no nariz porque entupiu :( HAHAHAHAHAHA vi meu nome nos agradecimentos e VI MINHA FUÇA no editorial (?) !!!!!!111!!111!!11onze!! <33333 você é uma vitoriosa, pois não deixou a peteca cair.. na verdade, você dançou ringa linga com a peteca e ainda finalizou jogando uma petecada na cara de todos os recalcados que duvidam do poder do kpop no Brasil! a revista ficou LINDA, eu assinaria se ela existisse, os cards ficaram super fofos e seu trabalho é maravilhoso! PARABÉNS! valeu a pena, Priih! todo o seu esforço <3333333 saranghae chingu! hwaiting sempre!!!!

    ps – amei a seleção de vídeos HEHEHEHE e fiquei imaginando a cara do povo principalmeLomnte na parte do doom dada divi dada doom LOL

    23 de dezembro de 2013 at 23:13 Responder
  • Aninha

    Vendo o seu TCC e a sua alegria me fez ficar ainda mais feliz sabendo que você está sentindo a mesma coisa que sinto neste momento. Uma felicidade absurda e finalmente dizer “ACABOU”! Seu projeto ficou lindo Prih, e como eu dizia para você antigamente, eu tinha fé em você e tenho até hoje. Pelo visto eu estava certa! A diagramação ficou perfeita, sem conta na perfeita qualidade das fotos *-* Você merece e muito mais esta alegria!

    Um beijo grande Prih!
    Da sua pequena,
    Aninha

    21 de dezembro de 2013 at 21:05 Responder
  • Debbie

    Parabéeeeeeens, Prih!! Você merece toda essa alegria e muito mais, viu? Sua revista ficou linda, eu compraria com certeza uwu e espero que 2014 seja um ano 9132847189 vezes melhor pra ti :D

    20 de dezembro de 2013 at 23:23 Responder
      • Debbie

        Eu viii, fiquei emocionada quando li meu nome lá em cima;; apesar de que eu sinto que não te ajudei em nada, me desculpe ;o; mas obrigada mesmo assim, sua fofa! <3
        Então esperarei pelas suas férias ansiosamente tá uwu já tô planejando vários rolês que a gente pode dar por aí hihihi

        20 de dezembro de 2013 at 23:52 Responder
  • Edypo

    Ai Pri, agora quem ficou emocionado foi eu, nossa :´) já desejei mil parabéns pra você, mas vou ter que falar de novo P-A-R-A-B-É-N-S!!!!! Você merece cada mensagem dessa de apoio, cada demonstração de carinho possível, você é incrível e mostrou pra todo mundo que mesmo com todo trabalho e dificuldade não se pode desistir nunca, e você conseguiu levar lindamente esse TCC até o final, fiquei muito feliz e ainda estou, mas agora quem vai agradecer sou eu pela consideração de ter me colocado na lista de agradecimento, obrigado! ♥ Fico feliz em saber que mesmo não estando perto de você pessoalmente mesmo a distancia consegui lhe ajudar de alguma forma.

    Agora aproveite esse seu merecido descanso, que 2014 vai ser um ano melhor ainda e a gente vai estar aqui do seu lado pra qualquer coisa que precisar, viu?!

    Parabéns e Obrigado

    20 de dezembro de 2013 at 17:43 Responder
  • Nathália

    Parabéns! Parabéns! E parabéns! Ok, prometo tentar não fazer outro texto longo aqui çdlkjdas, mas fico instantaneamente feliz quando vejo você assim também. Finalmente pude ver a revista completa, mas saiba que isso aumentou ainda mais minha vontade de tê-la em mãos e sair mostrando pra todos seu lindo trabalho! Novamente eu que te agradeço por não desistir apesar de tudo Priih linda, e que meu orgulho por tí não cabe aqui pra eu poder descrever! Sério, ta tudo lindíssimo e caprichadíssimo! ♥ PARABÉNS! E aproveite mesmo pra descansar, pois tenho certeza que muitos projetos (que terão um resultado tão lindo quanto esse) esperam por você! ILY+♥

    20 de dezembro de 2013 at 15:58 Responder
  • Renata

    Parabéns, Prih!
    Ainda lembro do seu desespero no ano passado, no post que você falou da não entrega do projeto. Já passei por duas bancas, na 1ª fui detonada, mas na 2ª meu trabalho foi super elogiado, então, meio que entendi seu sentimento.
    Vou mostrar seu projeto pra umas amigas minhas. Elas são loucas por KPOP
    ;*

    20 de dezembro de 2013 at 13:50 Responder
  • Yaya

    aeeee aee pri /o/
    cê não tem noção do quanto eu estou feliz por ti irmã ;o; kkkk
    coma bastante cachorro-quente por mim ai pra comemorar sfjkalçsfkjaçsfjkç

    20 de dezembro de 2013 at 13:03 Responder
  • Letícia

    PARABÉÉÉÉÉÉÉNSSSSSSSSSS PRIIIIIIIII! *_____________*
    Nossa, to muito feliz por você cara, e ficou muuuuuuito legal! *o*

    PS: no penúltimo parágrafo você repetiu: “E quem sabe eu continue com o projeto com o projeto futuramente…”

    bjjjjjsssssssss <3

    20 de dezembro de 2013 at 12:20 Responder
  • Marli

    Priscila! Parabéns… Feliz porque vc conseguiu fazer do limão uma limonada e aproveitou as pedras para pavimentar um caminho mais seguro! Lhe desejo sucesso. Um grande abraço, Marli

    20 de dezembro de 2013 at 12:10 Responder
  • Sah

    AAh agora vi meu nome ali no meio! Meu Deus sei que já te dei parabéns (também agradeci a linda surpresa) um milhão de vezes, mas não custa repetir né? Parabéns Priih ♥ Estou muito orgulhosa, e essa sua jornada me inspirou e inspira muito já que ano que vem vai ser a minha vez de falar em frente a uma banca!
    E quero ver essa revista no mercado ein! Vou ser assinante haha ♥
    Beijos :3

    20 de dezembro de 2013 at 12:09 Responder

Comenta, vai?