Na minha estante: As Provações de Apolo – O Oráculo Oculto

junho 8
18 comentários

Seria esse o meu novo livro favorito do Rick Riordan? A resposta é: SIM, sem dúvidas! ♡

Vamos começar pelo fato de que quando eu soube que o autor faria uma nova saga dentro do universo de Percy Jackson, eu vibrei. Sou muito #aloka com as coisas que eu realmente gosto, então não é difícil me ver tuitando loucamente, ou postando mil fotos, ou compartilhando algo no facebook pra expressar minha empolgação amor. Sabe aquela euforia que dá ao acompanhar algo, e você pensa “O MUNDO PRECISA SABER DISSO!”? É exatamente como eu me sinto – quase que, bem… sempre.

O Oráculo Oculto se passa aproximadamente seis meses após os acontecimentos de O Sangue do Olimpo, o qual, aliás, infelizmente deixou lacunas em aberto e um pouco a desejar. E sim, antes de se aventurar nesse livro, eu recomendo que você leia as duas séries anteriores: Percy Jackson e os Olimpianos e Percy Jackson e os Heróis do Olimpo. Do contrário será como cair de pára-quedas num terreno desconhecido, pois o autor faz referências o tempo todo à acontecimentos anteriores, além de linkar personagens. Não sei vocês, mas eu não gosto de começar as coisas “pela metade” e ficar com informações no ar.
Tentarei não dar spoilers, mas se você não leu nenhum livro (como assim?? vamos mudar isso?!), fique tranquilo, pois acredito que de um modo geral, o que mencionarei aqui não afetará a sua experiência de leitura.


Zeus, o que eu fiz pra merecer isso?”

Apolo: deus do sol, da arqueria, da poesia, da cura, da música, da beleza, da perfeição… a lista é enorme e não acaba por aí, e talvez seja por isso que ele tenha o ego do tamanho do Monte Olimpo. Vale começar mencionando que a narrativa do livro é feita toda em primeira pessoa, pelo próprio Apolo, e apenas: não poderia ser mais divertida e incrível! Admito que tive minhas dúvidas se seria realmente bacana fazer uma série focada no Apolo, pois suas atitudes quando apresentado nos livros anteriores não foram as mais receptivas, digamos assim. Ele se acha. Pensa que é o dono da razão. Por vezes, é arrogante. Então o seu pai, ninguém menos que o todo poderoso Zeus, resolve bani-lo do Olimpo por tempo indeterminado. “SUA CULPA, SUA PUNIÇÃO” era só o que Apolo lembrava.

Apolo literalmente cai na terra como um mero mortal de 16 anos, com espinhas, uma leve protuberância na barriga, e com o nome de Lester Papadopoulos. Seria um pesadelo? É óbvio, Zeus só estava de brincadeira, pois, como pode um deus lindo, charmoso e poderoso como Apolo se tornar um adolescente espinhento preso no mundo mortal? Sem dúvidas, tudo não passa de um mal entendido… só que não. Após o choque, Apolo então se dá conta de que precisará passar por provações (daí a razão da série chamar-se As Provações de Apolo), até ser julgado como merecedor pelo seu pai a voltar a ser um deus.

“É claro que não me faltavam inimigos. Uma das consequências naturais de ser tão incrível é que eu atraía inveja por onde passava.”

No início do livro e pouco mais além, Apolo mostra-se 100% inconformado. Ele é humilhado por pivetes, e, ao tornar-se mortal perde seus poderes e, consequentemente grande parte de suas memórias. Ele está indignado, sentindo-se frágil, feio, basicamente um fracassado. Consequências? Ele reclama o tempo todo. Notei que alguns leitores se incomodaram com isso, mas pra ser sincera eu achei esse comportamento perfeitamente plausível. Na boa, ele é só um dos deuses mais narcisistas da mitologia grega, logo, não esperaria menos do que a personificação de um adolescente metido e com o ego ferido que no seu atual estado mais parece um bebê chorão.

“Você é lindo e as pessoas te amam!”

Seja com seu ego exacerbado ou com suas lamentações, Apolo é irritante em certos vários momentos, eu concordo. Mas a narrativa é tão boa que ele torna-se irritantemente divertido. Acredito que se eu não tivesse lido nenhum outro livro do Rick Riordan e começasse por esse, eu desistiria no ato. Acharia meio bobo, forçado e pouco atrativo. Por isso essa familiarização com a escrita, personagens e o universo criado é importante. Houve uma construção de 10 livros (fora os extras), até chegar nos acontecimentos atuais, então tudo tem um ciclo e uma justificativa.

Adorei a inserção de uma personagem feminina tão novinha e ao mesmo tempo tão poderosa: Meg McCaffrey. Gostei mais ainda da construção do personagem dela, que em momento algum se sente intimidada por Apolo, o que o desconcerta ainda mais e o ajuda a “cair na real”. O desenvolvimento do próprio Apolo também é muito interessante, com toda essa inversão de valores que ele sofre e que precisa se adaptar na marra para aprender a prezar o que realmente é importante.

“Tive vontade de rir. Como eu poderia me acostumar a ser apenas bom? Por que me esforçaria para melhorar se antes era divino?”

Outro ponto positivo é como o tio Rick foi capaz de explicar e concluir questionamentos que ficaram em aberto no último livro, O Sangue do Olimpo. Isso me surpreendeu, e ao mesmo tempo me fez uma pessoa mais realizada hahaha.
No mais, devo dizer que ele continua trazendo mais tópicos atuais e pertinentes a serem levantados, e isso me deixa muito contente, principalmente pelo público-alvo dele ser juvenil. Rick Riordan trata a homossexualidade da forma mais natural – e bonita – do mundo, como deve ser feito. Mas isso já não é novidade. Ele abordou outra questão muito importante no primeiro livro dessa saga, mas agora deixarei vocês no escuro ou serei obrigada a dar spoilers…

Com uma linguagem leve, jovem, descontraída e fácil de acompanhar, que só o Rick Riordan sabe fazer, As Provações de Apolo – O Oráculo Oculto me cativou bastante. Dei gargalhadas, chorei um pouquinho, fiquei nervosa e em alguns momentos também meio WTF?, mas o saldo final definitivamente foi positivo. Estava com saudades desse tipo de escrita e só tenho expectativas para a continuação da série. O primeiro livro terminou com um gosto de quero mais e com a breve sensação de que poderia ser um pouco mais explorado, mas nada que desmereça a obra ♡.

E para finalizar, deixo-os com um dos book trailers para apresentar o lançamento do livro xD

  1. Edypo

    julho 30, 2016

    EU NÃO SEI NEM O QUE DIZER!!! NÃO TEM COMO NÃO AMAR AS HISTÓRIAS DO TIO RICK, sério, plmdds!
    Desde o primeiro livro de Percy Jackson eu me apaixonei perdidamente pela história, de como o Rick Riordan uniu o nosso mundo com o mundo da mitologia grega, é incrível e maravilhoso de ler.
    Eu estou louco pra ler esse livro, até comentei lá no seu facebook ahsuahsa, mas preciso terminar de ler o Sangue do Olimpo, mas eu não resisti e li o primeiro capítulo das Provações de Apolo e amei ♥
    Outro livro do Tio Rick que eu estou desejando ler com minha vida é Magnus Chase e os Deuses de Asgard, a trilogia é sobre mitologia nórdica (!!!!!!) e asklajsklajslak, só amo.

    P.S.: E ESSAS FOTOS DESSE POST, PRIIH!!!! ME ENCHA MAIS DE ORGULHO QUE TA POUCO

    • Priih

      agosto 7, 2016

      Me abraça porque tu me entende hasdkasjlçsda ♥ Eu também adoro a escrita do Rick, é super fácil e envolvente, né? Ainda mais tratando-se de assuntos como mitologia, que dependendo da forma que é abordado pode soar “não tão incrível”… e ele justamente torna tudo muito bom!
      Só posso dizer que: quando tiver um tempinho, termine O Sangue do Olimpo e já comece esse em seguida, tu vai amar demaaais.
      E simmm, eu ainda quero ler a série do Magnus Chase, mas vou com calma hahaha porque tenho tanta coisa na fila…

      Sobre as fotos: eu tento, e de 50 tiro umas 8 boas xD
      <3

  2. Tenho vontade 0 de ler Rick Riordan, mas por favor, não me mate! Hahahaha
    Acredito que sejam histórias gostosinhas de ler, que divertem e tal, inclusive tenho um amigo que é apaixonado por Percy Jackson, mas eu não consigo me sentir atraída pelo universo dos livros dele :x

    • Priih

      julho 19, 2016

      Hahaha cada um com seus autores favoritos, né?
      Eu compreendo, mas digo que você deveria sim dar uma chance. Algum dia. Sem pretensão, só pra ver como é :3

  3. Isabele

    junho 30, 2016

    Qualquer dia desses lerei Percy Jackson. Meu marido é fã louquinho do Riordan e fala dele o tempo todo. Não aguento mais. Rsrs
    Maravilhosa sua resenha.
    Bjs.

    • Priih

      junho 30, 2016

      Sério que o seu marido é louco pelo Rick Riordan? HAHAHA Adorei! Siga o exemplo dele e leia os livros da saga também, haha.
      Obrigada, que bom que gostou da resenha!

      Beijos,
      Priih

  4. Eu AMEI a tua resenha! Super completinha, bem escrita e de um jeito super descontraído, tá de parabéns ♥
    E sobre o livro: eu não aguento mais esperar pra ler! Ultimamente tenho tantos livros “obrigatorios” pra ler, que acabei deixando de lado esses que eu tanto amo :(
    Espero que eu goste bastante, o tio Rick é meu autor favorito, e eu gostaria de ler até a lista de compras dele hahah
    beijos!
    Maria Clara
    youtube.com/perdidanautopia123

    • Priih

      junho 30, 2016

      YAAAY! Fico super feliz que você tenha gostado da resenha, pois é apenas a segunda que escrevo no blog <3
      Sei como é isso de livros "obrigatórios" :((( Mas espero -MESMO- que você consiga ler o quanto antes!
      E o tio Rick é seu autor favorito, me abraça!! <333 Ele é um dos meus favoritos, fico chateadíssima quando falam mal dele :~

      Beijos,
      Priih

  5. Rubyane Santos

    junho 29, 2016

    AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAH esse livro! ♥
    Eu comecei a ler o pdf dele mas chegando mais ou menos na metade do livro eu resolvi parar e só continuar quando tiver o livro físico em mãos. Eu não terminei de ler ele então não posso ter certeza mas acho que O Oraculo Oculto tem boas chances de se tornar o meu livro favorito do tio Rick. Sem falar que todo o drama de “bebê chorão” do Apolo hilário! hahaha
    Adorei sua resenha =)

    • Priih

      junho 30, 2016

      Menina mas corre pra terminar esse livro peloamor hahahaha Ele já virou meu preferido, adorei o Apolo como protagonista, o desenvolvimento do personagem, tudo! Tio Rick é maravilhoso! <3
      Que bom que curtiu a resenha!

      Beijos,
      Priih

  6. Lu Cruz

    junho 29, 2016

    Ainda estou no meio da segunda saga de Percy Jackson e já estou mega curiosa para ler essa, porque só vi gente falando bem! Eu adoro a história e a escrita do Rick Riordan! Acho que só vou ler quando sair o próximo, porque sou curiosa demais para esperar o resto da saga hahaha Beijos!
    Blog Vintee5 | Canal Vintee5

    • Priih

      junho 30, 2016

      Ahh, se você ta no meio da segunda saga então ta perto! *o*
      Se você gosta da escrita do tio Rick tenho certeza que vai amar tanto quanto eu, haha. E simm, eu também sou super ansiosa. Agora tô aqui na sofrência aguardando a continuação T_T

      Beijos,
      Priih

  7. Vickawaii

    junho 9, 2016

    Cara eu acho muuuuuito legal a proposta do ~universo~ Percy Jackson em si, mas vi o primeiro filme e desanimei ahsiduai. Quem é fã deve estar muito feliz com mais uma série de livros :D

    Beijos, Vickawaii
    http://finding-neverland.zip.net

    • Priih

      junho 9, 2016

      Nããão Vick, por favor não se deixe levar pela adaptação horrível dos filmes! Hahaha
      Sério, os próprios fãs tem vergonha alheia, pois foi algo muito injusto.
      Leia os livros! 😆❤

      Beijos,
      Priih ~

    • Clayci

      junho 18, 2016

      Eu passo pelo mesmo quea Vic hahahahah
      Eu me decepcionei com o filme, mas ainda quero dar uma chance para a leitura. <3

      • Priih

        junho 18, 2016

        Dê uma chance sim, Clay!
        Claro que eu sou suspeita pra falar, haha. Mas sempre vale a pena dar uma chance, né? <3

  8. Mari

    junho 8, 2016

    Tenho vontade de ler esse livro, principalmente porque já li os anteriores e agora, dez livros depois, tenho que acabar, né? Que bom que gostou, no início achei a ideia de uma série sobre o Apolo meio boba, mas agora tô curiosa.
    Beijos
    Mari
    http://www.pequenosretalhos.com

    • Priih

      junho 8, 2016

      Eu também fiquei com pé atrás sobre fazer uma série sobre o Apolo Mari, não com medo que fosse boba, mas pela arrogância dele certas vezes. No fim das contas adorei e ri horrores com a trama e principalmente com a narrativa! XD

      Beijos,
      Priih

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *