topo↑

Coreano Online: sobre o primeiro curso de coreano que eu fiz

YAY! Feliz ano novo! ♡ Não sei vocês, mas nem bem começou o ano e eu já estou no clima de estudos novamente – ou pelo menos tentando voltar a ele sem demora, pra não enferrujar. Por isso, nada melhor do que o primeiro post de 2018 estrear com uma categoria nova, dedicada especialmente a esse assunto! Afinal, sei que tem muita gente que se interessa sobre isso.

No ano passado, conforme eu compartilhava em pequenas porções o meu progresso no estudo do coreano, várias pessoas me perguntaram aqui e ali, a respeito do mesmo. Desde então, tive vontade de fazer um post explicativo (ou porque não, convidativo) assim que finalizasse o nível 1. Demorou um pouco, mas aqui estou pra falar desse curso que é tão amor.

Sempre acompanhei muitas páginas, sites e perfis relacionados à cultura coreana e à hallyu, e, devido a isso, constantemente descubro coisas novas e inspiradoras a respeito. Infelizmente, com tanto conteúdo no ar, muito material bom passa despercebido. Mas -thanks God- não foi o caso do Coreano Online, que surgiu no meu caminho justamente quando eu mais precisava (expliquei sobre isso em detalhes no post anterior). E eu não poderia ser mais grata por essa descoberta que foi um divisor de águas.

De antemão já indico as páginas De Prosa na Coreia, Coreano para Brasileiros e Carlos Gorito, pois foi através das mesmas que fiquei sabendo desse projeto incrível desde o início. E posso estar errada, mas pelo que entendi todos eles se juntaram para criar esse curso, que inicialmente começou com a Semana da Coreia. Esta, é um evento no qual você se inscreve antecipadamente (e gratuitamente!) para participar, e todos os dias são liberados vídeos exclusivos recheados de informações para quem deseja estudar/morar na Coreia do Sul. O último dia dessa semana foi fechado com chave de ouro, com o anúncio de um curso online de 한글 focado especialmente pra quem está começando, mas com seu conteúdo baseado no TOPIK – o teste de proficiência coreano.

Estudar literalmente por conta própria é um desafio gigantesco, e mais ainda quando você tem problemas psicológicos que sabotam o seu progresso ao menor sinal de dificuldade. Então, encontrar um curso da língua que você tanto deseja aprender, que seja flexível, rico em conteúdo e com suporte constante, é quase como achar um pote de ouro no fim do arco-íris.

Todo o planejamento do curso é muito organizado. Temos acesso a uma plataforma privada online com todos os módulos que aprenderemos. Cada módulo é dividido em várias seções, e cada seção possui: material para baixar e imprimir, um vídeo explicativo do assunto e um teste para revisar o conteúdo aprendido. O mais bacana é que todos os vídeos são preparados pelos próprios professores, então não fica uma coisa engessada só com slides e imagens, por exemplo. Você realmente vê os seus professores apresentando o material, e sempre ensinando o assunto de forma divertida e descontraída, o que faz toda a diferença.

Para me organizar, dividi o meu fichário pelos módulos do curso e também encadernei cada um dos mesmos (conforme os alcançava). Eu sabia que se eu deixasse simplesmente folhas soltas ou só grampeadas para estudar, ia acabar me desmotivando de alguma forma, então fiz uma “encadernação” de forma simples: 4 furos e dois pedaços de fitas de cetim para amarrar. Não cai, não atrapalha, fica bonito e eu consigo manusear normalmente, que é o mais importante.

eu realmente treinei muito a caligrafia das vogais e consoantes ㅋㅋㅋ

Não vou expôr em detalhes o conteúdo dos módulos aqui, em respeito aos meus professores que criaram o conteúdo, e em respeito aos alunos que pagaram para ter acesso a algo que, sendo assim, deve ser exclusivo. Mas garanto que é bem feito, bem planejado, e que vale a pena o dinheiro investido. Realmente existe um processo a se seguir, não é tudo jogado de qualquer jeito de modo que você fica confuso. Os exemplos condizem com o que você aprendeu, e estou frisando isso porque já vi muita apostila que de cara te apresenta um texto cheio de partículas e terminações que você não sabe de onde surgiram, pois não tinham sido explicadas anteriormente. O que é um grande erro, porque já desanima a pessoa a continuar naquele conteúdo.

Todos os professores são super acessíveis. Você pode tirar suas dúvidas mandando perguntas nas abas das seções de cada módulo (e eles respondem rapidinho, na medida do possível), ou por e-mail, ou ainda pelas vídeo-aulas ao vivo, que ocorrem toda semana e funcionam como uma super revisão do módulo aprendido ♡. Rolam ainda interações extras, como grupo de estudo no kakao talk – ano passado eu não participei pois estava com vergonha, shame on me -, e participações diretas nas aulas ao vivo.

Pareço uma tiete puxa-saco? Pareço, mas o curso superou as minhas expectativas e meu depoimento é 100% verdadeiro. Além do mais, tudo o que é bom deve ser compartilhado, e sei que muitos querem fazer um curso de coreano mas não podem, pois não tem na sua cidade. Sofrência que essa que vos escreve também passou por um longo tempo.

Como cada um tem o seu ritmo de aprendizado e eu não possuo tanta facilidade em absorver conteúdos novos como outras pessoas, alterei a minha rotina e me muni de ferramentas que pudessem me ajudar nessa tarefa. O primeiro passo foi me livrar das distrações das redes sociais, pois são o meu ponto fraco e eu sabia que precisava tomar uma atitude se quisesse levar o curso a sério. O segundo passo, como já mencionado, foi encadernar todos os módulos e organizar o meu fichário, pois convenhamos que dá muito mais gosto ver algo bem planejado (perfeccionista eu, será?) e visualmente bonito, te motiva. Por fim, foi adquirir material adicional para fixar as informações aprendidas ou aquilo que eu senti que mais precisava da minha atenção no momento.


Com o término do primeiro nível do curso, logo em seguida fui com a cara e a coragem fazer o TOPIK I. Tenho um sério problema de ansiedade e baixa auto-estima, então mesmo tendo estudado muito, não pensei que eu poderia sequer chegar na pontuação mínima. Porém, eu não só cheguei na pontuação mínima como a ultrapassei, e fiquei 5 pontos atrás de conseguir o nível 2 no teste de proficiência! Um resultado mais do que positivo pra quem começou o curso com o mínimo de conhecimento na língua.

Ainda tenho muito o que melhorar e uma tonelada de coisas para aprender, mas com certeza estou mais confiante e motivada para continuar os estudos! E assim alcançar o nível 2, 3, 4… como disse um dos meus professores: o céu é o limite! Hehe ^^

Se você leu até aqui, muito provavelmente tem grande interesse em aprender coreano. Se for o caso, já deixo a dica de que em breve acontecerá a 3ª Semana da Coreia, então vale super a pena curtir a página do Coreano Online para não perder o evento!
Ingressar nesse curso só me fez bem, de verdade. Por isso, espero que esse post sirva de inspiração e como um pontapé inicial para que aqueles que também sonham em finalmente estudar coreano, possam sentir a mesma gratidão ♡

SITE | BLOG | INSTAGRAM | PÁGINA DO FACEBOOK | CANAL

Priih

Priscila Cardoso (프리실라 카르도스), ou apenas Priih. 29. Inconstante em muitos níveis e intensa igualmente. Escreve incontroladamente sobre tudo e tagarela sobre a Coreia desde 2008. Descobre novas paixões a cada dia e não dispensa livros, música e uma boa caneca de café.
  • Stephany Gutierrez

    Oi, eu sou Stephany, eu sou do Peru, minha língua base é o espanhol, então eu usei um tradutor para escrever para você, espero que você entenda. Eu estava procurando planejadores coreanos para me organizar e eu os encontrei em sua página, muito obrigado! Pare no seu Instagram, eu amo o seu feed. Um abraço Priih

    4 de janeiro de 2023 at 17:23 Responder
  • Anna

    Oi Priscila, tudo bem ? Me chamo Anna Carollina e estou pensando em me aventurar neste curso do qual você fala tão bem a respeito. Gostaria de realmente saber mesmo após seu relato seu valeu a pena pra você, se o curso é de fácil aprendizado, e se o curso é real. Sou totalmente leiga neste assunto, e não sei nem mesmo o básico , então se puder me ajudar ficarei agradecida.

    Abraço!

    8 de dezembro de 2020 at 12:09 Responder
  • LEILA

    Oi priih qual é o valor da matrícula e que eu tô estudando coreano mais é só introdução ao hangul e eu tô com dificuldades na escrita mais minha fala em coreano está Boa e que eu tô querendo estudar na Coreia do Sul minhas notas são boas mais ñ sei se pra com seguir a bolsa de estudos na Coreia do Sul precisa do coreano cem porcento então vc pode me ajudar amei o seu blog

    6 de junho de 2020 at 15:19 Responder
  • millena'

    Oii, Pri! Amei seu blog. Estava pensando em me matricular também nesse curso. Mas queria saber uma coisa, em quanto tempo você terminou? demorou mais de um ano, dois, três, ou mais? Queria saber, porque eu não sei se assino um plano que te dá direito a acesso por 4 anos. AAA e outra coisa, você assinou cada nível primeiro, ou foram todos de uma vez?
    Obrigada por ler minha mensagem, tenha um bom dia.

    7 de fevereiro de 2020 at 12:16 Responder
  • Tatielly

    Quanto custa o curso de coreano?

    26 de agosto de 2019 at 13:51 Responder
  • Roberta

    Olá, acabei de conhecer seu blog e já amei ♥, também estudo coreano, mas sozinha e gostaria muito de saber onde você comprou seus livros. Gosto bastante de fazer exercícios, assim aprendo mais rápido, mas nunca encontrei esse livros pra comprar e nem sempre posso ficar no computador responder exercícios onlines.

    30 de julho de 2019 at 23:26 Responder
  • Clara Muniz

    Oi Priih, de novo.
    Eu fiquei sem saber se tem ou não testes durando o curso. No caso eu to no 1. É no final do curso 1 ou no final de cada modulo?

    9 de setembro de 2018 at 1:34 Responder
  • Clara Muniz

    Oii Priih,
    Comecei o curso no Coreano Online esse semestre e estou amando, e seu post me ajudou bastante,além de dicas que você também dá. Muito Obrigada!
    Durante seu curso você comprou algum livro para ajudar no Coreano além desse que você mostrou? Estou em dúvida se devo comprar ou não ( tirando o dicionário, vocabulário claro. ).

    3 de setembro de 2018 at 18:50 Responder
      • Clara Muniz

        Oii Priih, gostaria sim. Fica caro mesmo, de primeira apenas comprei o de verbos que você mostrou na foto e um de vocabulário, so não achei um bom preço para os de gramática. Mas gostaria sim que você enviasse, acho que me ajudaria bastante.

        Muito Obrigada!!!

        4 de setembro de 2018 at 0:52 Responder
      • franklin

        se tiver em pdf me manda pf

        30 de dezembro de 2018 at 13:15 Responder
      • Luna

        Oi Priih,

        Poderia me enviar os materiais em e-book por e-mail também?
        Se sim, eu agradeço. lunalosts@gmail.com

        Beijos.
        Adorei seu blog!

        10 de janeiro de 2019 at 1:10 Responder
  • Diego

    Oi Priscila, TUDO BEM? Parabéns pelo blog, ganhou mais um fã… rs Então, seu post tirou várias de minhas dúvidas e me incentivou mais ainda, pois estarei entrando na próxima turma no curso Coreano Online. Também queria dizer que minha paixão pela Coreia é tudo culpa deles… aqueles doramas! rs Bjs, bye e obrgd pelo post.

    22 de agosto de 2018 at 20:15 Responder
  • Emanuelle

    Muito obrigada pelo seu post, ele foi extremamente útil! Eu estava tentando achar opiniões bem estruturadas assim a respeito do curso , já que dá um leve receio por ser online e a gente não fazer ideia de como vai ser. Poderia me informar se esse certificado que eles dão é oficial? Ele é válido se, por exemplo, eu for trabalhar numa empresa e quiser confirmar que eu estou no nível tal da língua?

    26 de julho de 2018 at 7:28 Responder
  • Larissa

    Oi, adorei seu post.

    Eu tenho uma curiosidade para aprender essa lingua, pensei em entrar nesse curso, mas admito que tive um pouco de medo de fazer algo na net, sempre tive um pouco de medo de fazer compras ou dar meu dados na internet, mas depois de muitas pesquisa decidi q é um site confiavel.
    estou ansiosa para a proxima vaga.
    Ah, você poderia me explicar a forma de pagamento ou como é dado o valor?

    20 de julho de 2018 at 10:11 Responder
  • Rafaela

    Estava em dúvida a respeito de tentar o curso online, mas depois de ler seu depoimento, vi que não estou sozinha neste barquinho, fiquei mais segura, aliás me senti motivada!! A propósito AMEI sua super organização, adorei seu site, tudo é muito sensível <3 Sucesso e um forte abraço!! #kansha

    6 de maio de 2018 at 22:51 Responder
  • Stéfane

    Ooooi, tudo bem?
    Foi tão lindo ler seu post, tô feliz demais por você! Vou começar os estudos de coreano agora e seu post me ajudou demais. Também será meio que por conta própria, então ler o que você escreveu foi inspirador.
    Uma pergunta: O material de apoio te ajudou muito nos estudos? O livro de verbos coreanos e vocabulário, principalmente.
    Beijo, tudo de melhor pra você!

    13 de fevereiro de 2018 at 13:36 Responder
  • Alexandra

    Oi, Priih, tudo bem?
    Adorei o seu post e me interessei muito pelo curso. Ia começar no ano passado, porém, devido a dificuldades financeiras desisti. Agora decidi fazer, mas estou com a dúvida de qual plano escolher. Você acha que tem muita diferença entre os planos? Eu queria pagar o plus, mas estou com muito medo de não compensar pagar 300 reais a mais. Pode me dar uma opinião? Se quiser falar, qual módulo você fez? Obrigada!

    2 de fevereiro de 2018 at 10:39 Responder
  • Karina Marques

    Conheci o curso de forma bem aleatória e já fui pesquisar pra saber mais e após ler seu post/depoimento fiquei com mais vontade ainda!!
    Realmente aprender algo sozinho requer um esforço bem maior, porque não tem ninguém cobrando a não ser você mesmo.
    Fiquei feliz por você ter passado no teste e que venham os próximos com excelência!!
    Beijo enorme ❤️

    31 de janeiro de 2018 at 15:42 Responder
  • Mih Farbo

    Pri, vai fundo e muito sucesso viu!

    31 de janeiro de 2018 at 13:59 Responder
  • Gabrielly Rodrigues

    Priscila sempre acompanhava pelo seu insta, mas tinha vergonha de perguntar sobre, então muito obrigada por esse post, está realmente explicativo e me tirou muitas duvidas, gostaria de saber onde você comprou seu material de apoio? poderia dizer?
    Bjoss ^^

    28 de janeiro de 2018 at 0:39 Responder
  • Vanessa Halmenschlager

    Oiii,
    Primeiramente, meus parabéns pelo nivelamento e pela sua dedicação, eu toda cheia de toc’s de organização amei as fotos dos seus materiais hahahahaahahah
    Adorei seu post e achei muito fofo, muito sucesso e que você continue os estudos, aguenta firma e empurra essa alta estima para cima!
    Agora tenho uma perguntinha…
    Esses materiais (livros) você comprou por fora do curso? Se sim, poderias indicar a loja ou algum lugar para acha-los?
    Obrigada <3

    27 de janeiro de 2018 at 21:06 Responder
  • Vitória Luiza Ferreira

    Oiii, também fiz parte da primeira turma e irei fazer o TOPIK 1 agora em abril, gostaria de saber sobre a estrutura do teste, são 70 questões e 200 pontos no total ? E a margem de níveis é 80 e 120 mesmo ?

    27 de janeiro de 2018 at 13:09 Responder
      • Vitória Luiza Ferreira

        Ah entendi, eu estava com dúvida porque fiz o 52º TOPIK aqui em casa como teste e consegui 144 pontos, eu realmente não esperava esse resultado.
        Obrigada por responder ^^

        27 de janeiro de 2018 at 19:31 Responder
  • 그리스티애리

    안녕하세요! 제이름은 그리스티애리 입니다
    Eu amei seu texto e me identifiquei muito com ele. Comecei o curso em 2017.2, eu paguei o modo econômico, estava muito animada com tudo porque na minha cidade não tem aulas de coreano, e na internet eles não me davam algo certo para poder aprender. Encontrei esse curso por acaso na internet, e sem pensar duas vezes me inscrevi e peguei minha economia do mês e paguei com a certeza que seria um ótimo curso. Não me arrependo, hoje eu sei ler o 한글, sei falar algumas coisas e entender outras, eu me sinto tão feliz com isso! Porque eu sempre quis isso, e deixei de fazer 일본언 para fazer o 한국어, pq eu não conseguiria fazer duas línguas asiáticas ao mesmo tempo. Como você disse, é realmente difícil fazer um curso online, você tem que ter muita disciplina, eu mesma aprendi a ter a disciplina com esse curso, deixei matéria acumular? Deixei, por conta da faculdade e de pensamento negativos como “você não vai conseguir aprender assim” e isso me deixava desanimada, deixava o desânimo me pegar, assim como a faculdade não me dava brechas, meu psicológico ficou ferrado naquele tempo. Agora esse mês de janeiro, estou revendo, refazendo, fazendo aquilo que deixei acumular, e os professores por mais que eu tenha pagado no modo econômico, eles são maravilhosos, quase não tenho dúvidas porquê os seus vídeos e conteúdos para baixar, são maravilhosos. Espero renovar minha matrícula pagando o que pode ter o KakaoTalk kkkkkk ainda não fiz a prova TOPIK1, acho que vou enrolar nisso kkkkkk eu tenho muitos pensamentos negativos, e você demorou muito para fazer a prova?

    27 de janeiro de 2018 at 11:52 Responder
  • Bella

    Oiii Priih. Amei o seu blog e o seu post ficou Maravilhoso. Quero muito aprender coreano e depois de ler sobre a sua experiência fiquei ainda mais motivada. Obg compartilhar conosco essas preciosas informações. ❤
    Queria saber qual foi o plano que vc fez. To querendo fazer e queria começar pelo plano mais básico. O que vc acha?

    27 de janeiro de 2018 at 4:40 Responder
  • Thamires

    Oie!
    Fiquei com dúvida a respeito, o nível I é só pra fazer o topik 1 ou pra fazer 1 e 2 e o nível II pra fazer o resto?

    24 de janeiro de 2018 at 14:51 Responder
      • Thamires

        Caramba!!! Parabéns! Quanto tempo durou o curso? Eles vão abrir agora para dia 31/01 e quero estar a par de tudinho, inclusive quanto tempo dura o curso!

        24 de janeiro de 2018 at 19:17 Responder
  • Geovana Moura

    OEEEE, tudo bom? Estou interessada em fazer o curso, porém tenho muitas duvidas.
    Não entendi muito bem como fazer o TOPIK. O curso vale a pena mesmo? (tipo dá pra retirar mais conteúdos e aprender muito mais?)
    Por favor me ensina a se organizar, como você fez no seu fichário <3.
    Bjs :)

    24 de janeiro de 2018 at 10:58 Responder
  • Victoria

    Oi! Eu estou aprendendo por conta própria, já sei várias coisas, mas preciso aprender mais, acho que este curso será bem organizado e irá me ajudar bastante, mas tenho uma pergunta, precisa pagar algo?

    19 de janeiro de 2018 at 22:03 Responder
  • Nadi

    Oiii Priih ^.^ Que linduuu seu post, cada palavra sua me deu uma nova e mais inspiração e força pra continuar a aprender coreano ?. Estudo em casa, mas o problema é que muitas vezes me sinto perdida por onde começo, às vezes bate um desânimo. Me identifiquei com várias palavras suas. Teve um tempo que parei de estudar pois pra mim sempre diziam que não ia conseguir, e fiquei meses sem estudar e até mesmo me afastei de outras coisas que tanto gosto, mas dentro de mim sempre batia no coração que não posso desistir assim, e que vale a pena persistir por aquilo que nos faz bem. A língua coreana foi um dos motivos que fizeram renascer meus sonhos, nem sei como explicar, me sinto feliz só pelo som que a língua transmite. Agradeço de coração. Teve tanta gente que me ajudou e me fez sorrir novante e me deu mais esperança em acreditar em mim e suas palavras foram tbm uma delas… espero muito conseguir fazer parte dessa turma… desculpa pelo comentário grande ^.^! Que Deus Te Abençoe muito, e tenha muito, muito sucesso em toda sua caminhada. Um beijão e um grande Abraçuuuu…!!! ^.^ Fighting…!

    19 de janeiro de 2018 at 14:53 Responder
  • Ana Paula Santana

    Eu amo esta língua, quero me inscrever no curso coreano online e eu adorei o seu post, achei bem interessante. É bom saber que há pessoas que se interessem por esta língua tão bonita, eu sei um pouco do coreano tudo graças ao kpop kkkk e os dramas que eu assisto na língua original coreana. Ameiii seu post.

    17 de janeiro de 2018 at 15:26 Responder
  • Carla

    Nossa que legal, sempre tive vontade de aprender, obrigado pela indicação e as dicas, adorei.

    16 de janeiro de 2018 at 17:54 Responder
  • Adriano

    Oi Priih, que demais seu depoimento, gostei bastante e li tudo rs
    Comecei a estudar coreano pelo canal aprendendo coreano, estou muito motivado a continuar, já estou vendo de fazer o curso no coreano online. Uma pergunta, vc escrevia uma folha mais ou menos de todas as vogais pra fixar bem na memoria? Eu estou escrevendo as letras de musicas coreanas que eu gosto em hangul pra me familiarizar com o alfabeto.
    Espero não bater aquela “Bad” por ser uma lingua difícil e querer desistir….Bjs Priih!

    14 de janeiro de 2018 at 21:32 Responder
  • Djessica Prado

    Oi Priscila;
    Obrigado por sua excelente postagem, coincidentemente estava em busca de opiniões sobre o curso. Desisti no ultimo dia de fazer ano passado, mas esse ano estou muito animada de fazer. Já estudo por conta própria a muitos meses e ja sei hangul, um pouco de gramatica e bastante vocabulário.
    Estou em busca de bons livros – tenho alguns livros e pdfs no tablet mas tem hora que gosto de material impresso para estudar . Esses livros na foto são bons ? Apesar de saber bem básico no inglês estou querendo investir rs

    Abraço e parabéns pela dedicação :)

    12 de janeiro de 2018 at 14:08 Responder
    • Djessica Prado

      Onde eu tirei esse nome ?! Prihhh, me desculpa pelo vacilo kkkkkkkkkkk

      12 de janeiro de 2018 at 14:10 Responder
  • Maíra Namba

    Que saudade de vir aqui <3
    que incrível a sua dedicação linda, sério de verdade. Fico admirada, porque eu sei o quanto é difícil estudar em casa, ter essa disciplina, e achei muito legal como você dedicou e organizou, sérioo, parabéns, mais do que merecido tudo isso que você conseguiu.

    E acho que só melhora a auto estima né? você conseguir fazer algo que sempre quis, melhora demais.. continue viuu, não paree linda, você é capaz de muitaaa coisa, e tenho certeza de que você vai mais longe..

    Quero ver nesse blog, posts de quando você estiver la na Coreia, vendo um show do BIGBANG <3 ahahhaa

    beijos :)
    FEliz 2018!

    12 de janeiro de 2018 at 8:48 Responder
  • Iva

    Priih,amei seu depoimento. Tenho me virado aqui e ali para estudar coreano. Mil vídeos no YouTube, EaD do Senac (muito complicado, porque já começa no modo avançado)… Não é fácil. Sabe as folhinhas soltas? Tenho um monte delas em todos os cantos e, quanto maior é o número delas, mais me sinto perdida. Acho que está na hora de me organizar. Fiquei estimulada com tudo o que vc disse. Vou em frente. Só para constar: tenho 60 anos e este vai ser meu desafio de 2018!

    11 de janeiro de 2018 at 19:26 Responder
  • Renato

    Que incrível! Eu estava fazendo um curso de coreano em SP, mas acabei mudando de cidade e consequentemente precisei parar o curso. No entanto gostaria muito de continuar os estudos. Qual a média de preço para este curso online? Gostaria muito de fazer, mas para isso preciso preparar o bolso. Obrigado!

    11 de janeiro de 2018 at 12:12 Responder
  • Cauyza Ribeiro

    Pooxa Priscila, muito bom ler seu post que me foi sugerido pelo Carlos Gorito! Sofro dos mesmos transtornos de ansiedade e deprê, e tenho uma paixão enorme pela cultura coreana assim como o aprender o idioma. Ainda vou começar o curso, já andei estudando algumas coisas e estou super super super ansiosa para que comece, mas ainda resta aquela dúvida, que é se vou conseguir mesmo dominar a língua.

    bjbj

    11 de janeiro de 2018 at 2:08 Responder
  • M.

    Fico feliz por ver o seu progresso, Priscila!
    E acho que consigo imaginar o quanto você se empenhou.
    Espero conseguir me esforçar tanto quanto você para que os meus resultado também sejam satisfatórios.

    Fighting!

    9 de janeiro de 2018 at 21:55 Responder
  • Caroline

    Oii, tudo bom?
    Gostei do que li! e ‘vamo que vamo,’ vou para a Coréia esse ano, quero absorver o máximo para aproveitar, quanto tempo dura cada módulo?

    9 de janeiro de 2018 at 14:37 Responder
  • Micaela

    Priscila que alegria foi descobrir o seu blog pelo De prosa na Coreia, estou fazendo o curso mas não saí da primeira aula. E isso já faz 5 meses, imagina como to? To super ansiosa com medo que não vai dá tempo mais. O seu post foi o empurrão que eu precisava. Apesar de falar Inglês e até dá aula, ainda acho que não tenho capacidade pra aprender Coreano. Muito Obrigada. E uma última coisa, aonde você encontrou esses livros?

    5 de janeiro de 2018 at 21:11 Responder
      • Micaela

        Priscila muito obrigada pela resposta!! Eu li o seu post antes desse e me identifiquei muito, e me deu muita força, obrigada por compartilhar sua luta! Beijos de luz e um abraço bem quentinho!!

        7 de janeiro de 2018 at 22:35 Responder
  • Lizandra Marinho

    Adorei, eu estudo sozinha, mas acredito que estudando com alguém que é fluente é mais aproveitoso.

    5 de janeiro de 2018 at 20:58 Responder

Comenta, vai?